sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Oficina dos descritores com professores do 9º ano de Língua Portuguesa

PAUTA DA OFICINA SOBRE DESCRITORES DA PROVA BRASIL E SEAPE
FORMADORA: Francicleia  da Rocha Derze
Público-alvo: professores do 9º ano
Data: 19-09-2013
Horário: 7h
Local: Escola Rosaura Mourão da Rocha
TEMA: Descritores de Língua Portuguesa
CARGA HORÁRIA: 4 horas
OBJETIVO: Oportunizar aos professores de Língua Portuguesa da Rede Pública Estadual de Tarauacá dos 9ºs anos do Ensino Fundamental, uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa voltado para os descritores das avaliações externas e como trabalhá-los em sala de aula.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
1º Momento –
Acolhida através de um teste e reflexão sobre um trecho escrito por Paulo Freire.
2º Momento –
Trabalhar o texto “O papagaio do navio” oralmente com os professores e questionar se nos meus procedimentos trabalhei gramática. Registrar a fala dos professores. Em seguida apresentar em slide os vários tipos de gramática e levá-los a refletir sobre como trabalham a língua com os alunos.
3º Momento:
Oficina 1 – entregar alguns gêneros para os professores e solicitar que identifiquem os gêneros e que estratégias utilizaram para descobrir.
4º momento: Entregar uma sondagem sobre os descritores para os professores responderem o que sabem sobre os descritores e o que não sabem.
5º momento:
Entregar um item para os professores resolverem sobre inferência e conversar da importância de trabalhar este descritor. E refletir porque os alunos erram tanto itens desta natureza.
6º momento:
Oficina 2 – Entregar os descritores aos professores para que elaborem itens a partir dos livros didáticos.
6º momento:
Socialização e leitura de informações sobre os itens.
7º momento:
Gincana sobre os descritores com os professores.
Avaliação do encontro: por escrito pelos professores e registrado pela formadora.
Bibliografia:








Texto
O papagaio do navio
Um dia o mágico foi se apresentar no navio. O capitão amou o truque e deixou o mágico ficar por lá mesmo, fazendo shows todas as noites. Só que o papagaio, a menina dos olhos do capitão, de tanto observar o mágico treinando, decifrou todos os truques, e começou a gritar os segredos no meio das apresentações:
- O coelho está ali, debaixo da mesa!!
- A carta tá na outra manga dele!!
- O lenço tava no bolso!!!
E o mágico sentia mesmo era vontade de matar o tal bicho e colocar na panela, mas se fizesse isso tava desempregado. Até que um dia, o navio foi atingido por uma tempestade e afundou. Não sobreviveu ninguém, só o mágico e o danado do papagaio. E os dois se seguraram por três dias e três noites nas madeiras que restavam do navio.
Até que, no 4° dia, o bicho falou:
- Tá bom, desisto. Onde é que você enfiou o navio?!
Leitura com pausa protocolada do texto O papagaio do navio
Um dia o mágico foi se apresentar no navio. O capitão amou o truque e deixou o mágico ficar por lá mesmo, fazendo shows todas as noites.
Quais mágicas vocês acham que o mágico fazia todas as noites? Que tipo de mágicas faz um mágico?
Só que o papagaio, a menina dos olhos do capitão, de tanto observar o mágico treinando, decifrou todos os truques, e começou a gritar os segredos no meio das apresentações.
Quais segredos vocês acham que ele revelou? O que vocês acham que ele dizia?
- O coelho está ali, debaixo da mesa!!
- A carta tá na outra manga dele!!
- O lenço tava no bolso!!!
Como vocês acham que o mágico se sentia quando o papagaio revelava para o público os seus truques?
E o mágico sentia mesmo era vontade de matar o tal bicho e colocar na panela, mas se fizesse isso tava desempregado. Até que um dia, o navio foi atingido por uma tempestade e afundou. Não sobreviveu ninguém, só o mágico e o danado do papagaio. E os dois se seguraram por três dias e três noites nas madeiras que restavam do navio.
O que vocês acham que aconteceu com eles? Vocês acham que o mágico matou o papagaio?
Até que, no 4° dia, o bicho falou:
-Tá bom, desisto. Onde é que você enfiou o navio?!
Por que o papagaio disse "desisto"? Ele desiste de quê?
 Realizei com os professores a leitura protocolada e trabalhei oralmente com eles o gênero, conceito, estrutura, características, descritores D2, D3 e D16. O discurso direto e indireto, os sinais de pontuação outros conteúdos que seriam possível explorar.

3 comentários:

  1. Amei seu planejamento. Parabéns Tem como mandar para meu email os demais materiais? elisamamonteiro@hotmail.com. Obigada!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Envia pra meu email por gentileza! itaissenascimento@hot mail.com

    ResponderExcluir