PAUTA DA OFICINA SOBRE
DESCRITORES DA PROVA BRASIL E SEAPE
FORMADORA:
Francicleia da Rocha Derze
Público-alvo:
professores do 9º ano
Data: 19-09-2013
Horário: 7h
Local: Escola Rosaura
Mourão da Rocha
TEMA: Descritores de Língua
Portuguesa
|
CARGA HORÁRIA: 4 horas
|
OBJETIVO: Oportunizar aos professores
de Língua Portuguesa da Rede Pública Estadual de Tarauacá dos 9ºs anos do
Ensino Fundamental, uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa voltado
para os descritores das avaliações externas e como trabalhá-los em sala de
aula.
|
|
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
1º Momento
–
Acolhida através de um teste e reflexão sobre um
trecho escrito por Paulo Freire.
2º Momento
–
Trabalhar o texto “O papagaio do navio” oralmente
com os professores e questionar se nos meus procedimentos trabalhei
gramática. Registrar a fala dos professores. Em seguida apresentar em slide
os vários tipos de gramática e levá-los a refletir sobre como trabalham a
língua com os alunos.
3º Momento:
Oficina 1 – entregar alguns gêneros para os
professores e solicitar que identifiquem os gêneros e que estratégias
utilizaram para descobrir.
4º momento: Entregar uma sondagem sobre os descritores para os
professores responderem o que sabem sobre os descritores e o que não sabem.
5º
momento:
Entregar um item para os professores resolverem
sobre inferência e conversar da importância de trabalhar este descritor. E
refletir porque os alunos erram tanto itens desta natureza.
6º
momento:
Oficina 2 – Entregar os descritores aos professores
para que elaborem itens a partir dos livros didáticos.
6º
momento:
Socialização e leitura de informações sobre os
itens.
7º
momento:
Gincana sobre os descritores com os professores.
Avaliação
do encontro: por escrito pelos
professores e registrado pela formadora.
Bibliografia:
|
Texto
O papagaio do navio
Um dia o mágico foi se apresentar
no navio. O capitão amou o truque e deixou o mágico ficar por lá mesmo, fazendo
shows todas as noites. Só que o papagaio, a menina dos olhos do capitão, de
tanto observar o mágico treinando, decifrou todos os truques, e começou a
gritar os segredos no meio das apresentações:
- O coelho está ali, debaixo da
mesa!!
- A carta tá na outra manga
dele!!
- O lenço tava no bolso!!!
E o mágico sentia mesmo era
vontade de matar o tal bicho e colocar na panela, mas se fizesse isso tava
desempregado. Até que um dia, o navio foi atingido por uma tempestade e
afundou. Não sobreviveu ninguém, só o mágico e o danado do papagaio. E os dois
se seguraram por três dias e três noites nas madeiras que restavam do navio.
Até que, no 4° dia, o bicho
falou:
- Tá bom, desisto. Onde é que
você enfiou o navio?!
Leitura com pausa protocolada do texto O papagaio do navio
Um dia o mágico foi
se apresentar no navio. O capitão amou o truque e deixou o mágico ficar por lá
mesmo, fazendo shows todas as noites.
Quais mágicas vocês acham que o
mágico fazia todas as noites? Que tipo de mágicas faz um mágico?
|
Só que o papagaio,
a menina dos olhos do capitão, de tanto observar o mágico treinando, decifrou
todos os truques, e começou a gritar os segredos no meio das apresentações.
Quais segredos vocês acham que ele
revelou? O que vocês acham que ele dizia?
|
- O coelho está ali, debaixo da mesa!!
- A carta tá na outra manga dele!!
- O lenço tava no bolso!!!
- A carta tá na outra manga dele!!
- O lenço tava no bolso!!!
Como vocês acham que o mágico se
sentia quando o papagaio revelava para o público os seus truques?
|
E o mágico sentia
mesmo era vontade de matar o tal bicho e colocar na panela, mas se fizesse isso
tava desempregado. Até que um dia, o navio foi atingido por uma tempestade e
afundou. Não sobreviveu ninguém, só o mágico e o danado do papagaio. E os dois
se seguraram por três dias e três noites nas madeiras que restavam do navio.
O que vocês acham que aconteceu com
eles? Vocês acham que o mágico matou o papagaio?
|
Até que, no 4° dia, o bicho falou:
-Tá bom, desisto. Onde é que você enfiou o navio?!
-Tá bom, desisto. Onde é que você enfiou o navio?!
Por que o papagaio disse
"desisto"? Ele desiste de quê?
|
Realizei com os professores a leitura protocolada e trabalhei oralmente com eles o gênero, conceito, estrutura, características, descritores D2, D3 e D16. O discurso direto e indireto, os sinais de pontuação outros conteúdos que seriam possível explorar.
Amei seu planejamento. Parabéns Tem como mandar para meu email os demais materiais? elisamamonteiro@hotmail.com. Obigada!
ResponderExcluirBoa tarde! Envia pra meu email por gentileza! itaissenascimento@hot mail.com
ResponderExcluirBelíssima ideia. Amei...
ResponderExcluir