quarta-feira, 30 de outubro de 2013

OFICINA DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA EM TODAS AS ÁREAS

No dia 29-10-2013 foi realizada a oficina de Procedimentos de Leitura em todas as áreas, envolvendo as Escolas Gov. Edmundo Pinto e Rosaura Mourão da Rocha.
1º momento: Explicar o motivo da formação  e a importância do trabalho com a leitura em todas as áreas;
2º momento: Apresentar dois enigmas para que os professores solucionem e depois comentem que estratégias utilizaram para descobrir a resposta.
3º momento: Apresentação do vídeo: BOOK, no qual é feito uma propaganda do livro impresso com relação ao computador. Em seguida, foi feito alguns questionamentos sobre as estratégias utilizadas no vídeo para incentivar a leitura.Neste momento entreguei um diagnóstico para os professores responderem por escrito como desenvolvem suas aulas de leitura na área de atuação.
4º momento: Apresentação em slide das Estratégias de Leitura, de Isabel Solé.
5º momento: Leitura colaborativa do texto" Meu primeiro beijo" de Antônio Barreto, para que os professores observem como é feito, explicitando os questionamentos que podem ser feitos antes, durante e depois da leitura, como também falar sobre o autor, sobre o gênero e o suporte do texto lido.
6º momento: Atividade prática - formar grupos e solicitar que os professores façam a ordenação do texto" Por que alguns livros mexem com a nossa cabeça?, segundo as pistas dadas. Depois, socializem as estratégias que usaram para montar o texto.
7º momento: Atividade prática - Elaborar uma atividade de leitura em sua área de atuação em grupos, com o apoio de dois textos: Leitura significativa em todas as áreas de Maria Bernadete e Juliane Goettms e Como ler em todas as áreas de Rodrigo Rotier- ambos retirados da revista Nova Abril-internet.
8º momento: Leitura em slide de trechos dos textos, importantes para o professor refletir em cada área.
9º momento: Indicação de sites para pesquisa:
10º - Avaliação escrita pelos professores sobre sua compreensão do que foi trabalhado.
11º - Preenchimento de uma ficha de avaliação da formação.

































Nenhum comentário:

Postar um comentário