sexta-feira, 12 de julho de 2019

Projeto Pedagógico para diminuir a infrequência


Na escola a qual eu trabalho, os alunos faltam muito, devido viagens de seus pais, em equipe começamos a pensar no que faríamos para diminuir esse índice de faltas elevados. Então, elaborei este Projeto Pedagógico, que agora compartilho com vocês. O nome do Projeto é Eu me importo com você.


IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR:
Estabelecimento: Escola de Ensino Fundamental instituto São José
Rua Benjamin Constant, 1325
Tarauacá -acre.
Entidade Mantenedora: Governo do Estado do Acre
Dependência administrativa: Estadual
Localização: Zona Urbana
Modalidade: Ensino Fundamental I e II
Quantidade de professores: 33
Quantidade de servidores: 38

ORGANIZAÇÃO
A escola funciona em dois turnos, atendendo alunos do 1º ao 9º ano

EQUIPE DE GESTÃO
DIRETORA: Maria do Desterro Prado Bayma
COORDENADORA DE ENSINO: Francicleia da Rocha Derze
COORDENADORA DO 1º AO 5º ANO: Maria Francineide de Albuquerque Alcântara
COORDENADORA DO 6º O 9º ANO: Mariluce Torquato
COORDENADORA ADMINISTRATIVA: Marli Oliveira

JUSTIFICATIVA

No Instituto São José, temos observado nos últimos 3 anos, que a infrequência está sendo um problema para a escola. Um número considerável de alunos faltam muito. Os motivos são bem variados: viajam em pleno período letivo para passear, alunos reclamando de dores, viroses, síndromes do pânico, depressão, outros pedem para faltar e os pais acabam cedendo, chegam muito atrasados. Além de familiares com doenças terminais e os alunos precisam se ausentar pois não tem com quem ficar.
Sabemos que faltar muito às aulas compromete o desenvolvimento progressivo das aprendizagens. Uma criança que falta à aula perde a oportunidade de interação com os próprios colegas, além de perder a sequência de conteúdo. O fato de existir alunos faltosos não prejudica somente as crianças e adolescentes, mas também o trabalho do professor. Compromete o planejamento semanal, impossibilita as intervenções pontuais com os alunos que falta muito, crescendo assim, as dificuldades dos alunos.
Por isso, foi elaborqado este projeto para minimizar e melhorar nosso índice de frequência. Para isso, realizaremos algumas ações voltadas para os pais e outras para os alunos, no sentido de elevar de 97,1% para 98% o nosso índice de frequência.

Plano de ação

AÇÕES
RESPONSÁVEL
QUANDO
01
Elaborar formulário de justificativas dos alunos
Coordenador de ensino
Abril
02
Entrar em contato por telefone ou por comunicado com os pais para saber o porquê das faltas.
Gestora
Abril a dezembro de 2019
03
Registro diário pela bibliotecária dos alunos faltosos.
Petrina e Biba
Abril a dezembro de 2019
04
Comunicado pelo professor à coordenação após 3 dias de faltas consecutivos dos alunos.
Professores e Coordenador
Abril a dezembro de 2019.
05
Nas reuniões do Conselho de classe registrar o nome dos alunos que tiveram faltas em excesso no bimestre.
Equipe gestora
Abril a dezembro de 2019.
06
Conversar com os alunos para registrar suas justificativas e motivá-los a não faltar.
Diretora e coordenação.
Abril a dezembro de 2019.
07
Elaborar calendário de visitas domiciliares por bimestre  dos alunos pela gestora e alguns alunos.
Gestora
Abril a dezembro de 2019
08
Visitar às turmas motivando-os a não faltar e dizer que a turma que tiver 100% de frequência terão um café da manhã oferecido pela escola.
Equipe gestora
Abril a dezembro de 2019
09
Caso após conversa com os pais, não for resolvido, a gestora encaminhará os nomes dos alunos ao Conselho Tutelar.
Equipe Gestora
Abril a dezembro de 2019.

RECURSOS: computador, papel chamex, fichas, etc.
AVALIAÇÃO: Através da observação da diminuição das faltas.




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